imagem de http://eduhistoriador.blogspot.com/
Disso, até o Dioclécio sabe. E, logicamente, isso se reflete nas eleições. Não considero que 2010 está polarizado apenas entre Dilma e Serra. Marina Silva, sem fazer nenhuma aliança política, já alcançou vistosos 18% dos brasileiros. Eu ficaria muito feliz no caso de ela ir ao segundo turno.
Agora, leitor, voltemos um pouco no tempo. Estamos em 2002, a disputa é Serra vs Lula e ponto final. Emoção até o último voto. E então, Luís Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente da República. Bom, podemos dizer que ele é a prova viva de que água mole em pedra dura, tanto bate até que elege. Desde a redemocratização do país, nos anos 80, Lula foi candidato em TODAS as eleições. 2010 vai ser a primeira que ele não vai disputar - e nem pode.
Serra. Visto como a continuação de FHC, não consegue. Vice. Tão perto... Mas chega 2006. Ele mudou de estratégia. Mandou Alckimin tampar o buraco. Deu uma passada pela Prefeitura de Sampa, Governo do estado para se projetar em 2010, quando finalmente não teria a concorrência de Lula.
Mas eis que surge Dilma Rousseff. E a situação do nosso nobre companheiro tucano de cabelo ralo se complica. A mulher quer que quer ser a primeira presidente desse Brasil.
Será que ela ganha?
----
imagem de http://fatosemdia.blogspot.com/
Fiquei pensando e cheguei a uma analogia entre as Eleições e a Copa. Acompanha meu raciocínio: a Holanda chegou na final em 74 contra a Alemanha Ocidental. Eles eram os donos da casa, e venceram.
Quatro anos depois o Carrossel Holandês volta à final, agora na Argentina, contra a Argentina. Los hermanos foram campeões. Hoanda duas vezes vice.
Quando a coisa podia mudar... Em 2010, a Holanda chegou na final contra a Espanha. Ah, qualé! A Laranja já tinha feito duas finais, os espanhóis estavam numa final pela primeira vez. Parecia que aquela era a hora. Chega de ser vice! Mas a Espanha bateu a Holanda, agora tri vice-campeã.
Será que Serra vai seguir esse caminho? Ficar só no quase? Só em outubro pra saber.
Tchau e não pisem na parede ;-)


Nenhum comentário:
Postar um comentário